Que língua(gem) é essa?

Olá pessoal!

Como mencionei no último post “Mas eu não quero programar…” é muito interessante aprender a programar, com o intuito de se tornar um profissional mais completo, facilitar sua comunicação com os desenvolvedores entre outras diversas vantagens…

E programar pode ser bem divertido para aqueles que se interessarem =]

Mas aí fica aquela dúvida… que linguagem vou aprender primeiro? Qual vai ser mais útil? Qual é mais fácil?

Bem, a que você escolher vai ser escolha sua, e depende de muitos fatores, por exemplo, se você já está dentro de uma empresa vale a pena aprender uma linguagem que seja utilizada dentro dos projetos nela, as vezes você prefere aprender uma linguagem mais simples, ou uma mais dinâmica, ou uma com mais material gratuito… muitos fatores podem pesar na sua decisão

Vou comentar muitas sugestões que me deram, e o caminho que eu comecei a trilhar…

Primeiro ponto, saber inglês vai facilitar e MUITO a sua vida, começando pelo principio que ajuda a entender a lógica dos códigos… é muito mais fácil entender o que aquele While está fazendo no meio do código, do que decorar o que ela vai fazer como se fosse um comando estranho, e outro de muita valia é que maior parte do conteúdo didático gratuito que se encontra sobre o assunto está em inglês, também existe o material em PT-BR, mas você vai ter muito menos fontes de pesquisa.

Agora sobre o meu aprendizado, eu dei uma fuçada no Pascal (é…pois é), bem simples, deu pra entender a lógica…meia hora depois eu fui pro C, pois ele é uma linguagem bem simples, e que deu origem a várias outras (tipo C+/C#…), bem sinceramente eu mexi bem pouco, arrisquei uns programinhas….coisa bem simples, depois não achei muito mais material sobre C, e comecei C#, achei um material bem completo, mas não conclui o estudo ainda.

Quando estudei o Pascal lembro que com uma search no google, achei um blog em PT-BR com um passo-a-passo bem legal, infelizmente não guardei o link.

Quando fui estudar o C, utilizei vários blogs, mas principalmente o C FOR DUMMIES, o material não está em ordem lá…tem que ir e voltar entre as páginas, mas é um material bem simples, com exercícios e que faz jus ao nome, o problema é que o material está incompleto na versão gratuita (interessados no material completo tem que comprar o livro =/), e tem outras linguagens lá também.

Depois de ver todo o material do C For Dummies, eu pesquisei um pouco sobre o C#, e encontrei esse curso maravilhoso da MICROSOFT, vídeo aulas em inglês, começando bem do básico mesmo, o professor já te entrega o link do Visual Studio Gratuito e é uma aula com muita mão na massa. Saber o básico do C facilitou muito na hora de entender as explicações.

Além disso existem diversos outros sites e blogs como por exemplo:

Codeschool: Mais uma vez em inglês, diversas linguagens, tem uma temática com achievments, é bem legal, recebi várias indicações para começar com o Ruby por ser uma linguagem simples. Também temos o Javascript (ao que tudo indica é muito utilizado em testes automatizados), assim como o Git… ou seja tem muitas opções.

Codecademy: Inglês e Pt-BR, também é bem dinâmico, tem um passo-a-passo legal, e tem diversas linguagens, eu particularmente prefiro o Codeschool, mas é questão de adaptabilidade.

Free Code Camp: Inglês, aqui temos uma espécie de Forum, onde existem programadores dispostos a adquirir e compartilhar conhecimento, no princípio ele utiliza o Codecademy como base de ensino, misturado com alguns toque próprios. Ao que tudo indica ele te acompanha durante seu crescimento, e existem níveis de ensino até para aqueles mais avançados.

———

Esses são alguns sites que eu utilizei e senti como funcionam, não completei nenhum dos cursos (ainda) pois fui vendo alguns outros estudos mais voltados para testes, mas vou voltar com esses cursos em breve.

Existem outros sites que me aconselharam, mas não posso comentar sobre como funcionam pois não utilizei eles por muito tempo =/

egghead.io. Conteudo Gratuito e pago.

Para aprender GIT. Em inglês

CODE ORG– esse tem em português, inglês, turco….muitas línguas

Scratch

Try Ruby

E são esses, como esse post é voltado para programação, não vou compartilhar os blogs que eu acompanho sobre testes, deixarei isso para um post futuro.

Quais sites/blogs vocês utilizam, ou utilizaram para estudar?

Quais vocês indicam para novatos?

Anúncios

Um comentário sobre “Que língua(gem) é essa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s