Teoria X Prática

Olá!

Pessoal, o que vou falar agora provavelmente já é do conhecimento de muitos, até por que o assunto não é relacionado apenas com testes.

Mas vamos ser sincero, por mais que você leia, estude pesquise… tem boas chances de na hora que for efetuar um teste dentro de uma empresa você fique com aquela sensação de “e agora?”, e isso é bem normal.

Até por que o material que temos pra estudo não tem exatamente exercícios para praticarmos, não vou dizer que iriamos nos tornar gênios da área de QA só por temos treinado um pouco com alguns exercícios (mas convenhamos que ia dar uma base um pouco melhor), e as vezes temos a sorte de achar algum blog que tenha exemplos bem detalhados, um passo-a-passo com imagens e legendas, e isso ajuda bastante…mas ainda assim é um caso ou outro, e não botamos a mão na massa, só temos a foto do bolo e de como ele foi feito.

Quando a chega aquele momento que você tanto esperou de testar e reportar… Você olha pro aplicativo, ele olha pra você, você olha pro fluxo, o fluxo olha pra você, então você decide olhar um pouco para os casos de testes que planejaram…e começa a se arrastar naquele terreno completamente novo…. é tipo ir fazer uma trilha pela primeira vez, você lê na internet que tem que levar X,Y,Z pra estar prevenido contra todos os problemas mais recorrentes em trilhas, e quando chega no meio do caminho você percebe que está subindo um morro enorme, com uma mala gigante nas costas, com coisas que você nem sabe como usar… e já está pensando naqueles 15 Quilos inúteis na sua mochila (“mas tava lá no site que eu precisava trazer 5 Litros de água para emergências poxa…nunca mais trago tanta água”), se você tivesse feito umas caminhadas no parque com a mesma mochila já teria uma ideia de que iria cansar muito rápido com aquele peso todo. E então você aprendeu sua lição certo? Não vai mais trazer tanta água na próxima vez, só que na sua próxima trilha tá um calor desgraçado, você não levou a água, e está com um monte de roupa extra para o frio que poderia fazer na trilha, bem mais uma lição aprendida… Depois de algumas trilhas você já vai ter uma ideia do que levar em cada uma…pode ser que as vezes leve uma coisa a mais, ou outra… mas dificilmente vai levar 15 Quilos a mais (pelo menos é o que nós esperamos rs).

Mas então, como treinar se não temos material para isso?

Bem, uma sugestão é reportar bugs de apps que você usa, e manda pro desenvolvedor… Muitas vezes você vai ser ignorado, vão dar uma resposta genérica…e raramente (uma vez comigo, mas cometi a gafe de deletar o e-mail) eles respondem de uma forma “digna”, talvez o seu report não seja a melhor coisa do mundo, mas pelo menos você vai estar pensando (ou pelo menos tentando) como um tester. Mesmo que não venha uma resposta, você está botando um pouco da mão na massa.

Um exemplo bem simples que mandei para um App de música que utilizo:

Titulo do email: [Bug iOS] Botão “aleatório” não funciona como esperado.

E-mail – Olá equipe [insira aqui o nome do app] estou utilizando o aplicativo no Iphone 4S,o bug reportado no título do e-mail se deve ao fato de que as músicas estão sempre no modo aleatório, e o botão não está selecionado (apresenta a cor cinza), mesmo clicando nele a cor não se altera, nem a ordem em que as músicas são tocadas. O erro apareceu após a última atualização, e mesmo desinstalando o re-instalando app o erro persiste.

[coloquei aqui um feedback positivo e do por que eu gosto do app a ponto de mandar o report]  

——-

Provavelmente um report que alguém mais experiente vai achar alguns problemas, e diversas formas de melhorar o mesmo, mas bem…foi meu primeiro report informal, fiquei bem satisfeito com ele, mesmo que hoje já faria de forma diferente, por exemplo eu não diria o erro apenas no titulo, colocaria ele no corpo do report também (tenho certa aversão a repetições assim, acredito que já está explicito o erro no titulo, mas isso é uma característica que eu tenho do teatro onde evitamos repetições desnecessárias por causa do tempo da peça, mas percebi que essa repetição facilita bastante a leitura do bug… deixemos minha aversão para outras situações onde ela se torna mais útil rs)

Acham que essa idéia pode ajudar um pouco? Tem outras sugestões para treinarmos?

Eu planejo criar alguns exercícios para que quem estiver no começo possa treinar, mas preciso de mais experiência para isso (aguardem por favor rs)

E gostaria de fazer um convite, para colocarem esses reports nos comentários, dessa forma poderíamos discutir sobre eles e nos aprimorarmos com nossos acertos e erros =]

Anúncios

Um comentário sobre “Teoria X Prática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s