Perdido no TDC-SP22/07/2015 – Trilha de testes [Intro – parte 1 de 3]

Olá!

Pessoal, tive a oportunidade de participar da Trilha de Testes do The Developer Conference que rolou no dia 22/07, fui voluntario para ser assistente da trilha, e gostaria muito de agradecer por essa oportunidade. Foi uma experiência muito boa, conheci pessoalmente vários testers que são autores de blogs que acompanho, conheci vários nomes da área que eu desconhecia, com a correria acabou que não consegui falar muito com eles, mas as curtas conversas entre as trilhas  foram super proveitosas =]

Agradecimentos especiais ao Elias Nogueira e a Tatiane Fukuda que foram os coordenadores da trilha! Não vou agradecer cada palestrante individualmente para o post não ficar ainda maior do que já vai ficar rs.

Aqueles que me acompanham no twitter devem já ter visto um resumo do que rolou hoje e alguns inks das palestras.

Agora vamos a um resumo geral da trilha, antes de mais nada lembrem-se que eu estava “Perdido”no TDC, então algumas palestras iam mais adiante do que eu conseguia acompanhar, as vezes entravam em termos técnicos e eu ficava sem entender muita coisa, mas no geral eu conseguia acompanhar o intuito de cada palestra, e algumas consegui acompanhar muito bem e devo falar sobre elas separadamente em posts futuros.

Cronograma da trilha (incluindo apenas palestras e na ordem em que rolaram):

Integração continua com Docker + Ansible + Spot Instance, com Marcus Barcelos

Minha otimização da qualidade organizando-se de modo Lean, com Paulo Mariano

Automação de testes em APIs REST com Rest-Assured, com Júlio de Lima

Testes em uma startup do mundo financeiro, com Luiz Alberto Valentim Espanha

Testes de UI: Não aceite mais falso negativos, com Andrei Tognolo

Testando Apps Android na Nuvem, com Eduardo Carrara de Araujo

Clean Code para Testers, com Stefan Raphael de Araújo Teixeira.

– Testes automatizados em Android: mão na massa, com Jorge Alberto Diz

Como melhorei a performance dos meus testes automatizados… com Leonardo Galani

Jurassic Testers: Como lidar com os dinossauros no ambiente, com Marcelo Soares

Como vocês podem ver, teve coisa pra caramba…e eu posso afirmar que foram palestras com ótima qualidade, nesse post eu não vou entrar em detalhes de cada uma das palestras, até por que não conseguiria reproduzir metade do que foi dito por cada um, mas no geral o que posso passar é que foi reforçado a questão de testes automatizados, ao que parece a briga antes era “Automatizem seus testes”, e hoje em dia o papo é “Como melhorar seu teste automatizado?”, ainda temos pessoas que são contra a automação, mas ao mesmo tempo ela vem ganhando muita força no mercado devido as suas vantagens, tivemos também um destaque para mobile (que eu falo “Mobel, não “mobáil”) que também está se tornando um mercado MUITO forte (e falar isso chega a ser redundante), um outro ponto em comum (mesmo que nem sempre explícito) é a questão buscar o auto-aprimoramento, não  apenas estudar ou assistir palestras, mas mudar suas atitudes com o intuito de sempre melhorar como profissional,

“Mas se as palestras tratavam de assuntos mais avançados…por que apresentar elas aqui em um blog para iniciantes?”

Simples, mesmo não entendendo perfeitamente a parte técnica, nós podemos entender a lógica do que é dito, e la na frente, quando começarmos a entender melhor esses pontos nós já teremos um pouco mais de conhecimento no inconsciente, e as vezes podemos nos basear neles para focarmos melhor nossos esforços, e já evitarmos algumas atitudes nem tão positivas.

Nos meus próximos posts eu vou entrar em mais detalhes quanto a duas dessas palestras, vou tentar trazer elas para o nosso cotidiano de estudantes inexperientes

Para aqueles que quiserem, segue o link para os vídeos das palestras (tem que pagar para assistir)

O link para as palestras

TheDevConf
Parte da equipe da #TrilhaDeTestes
3 comentários sobre “Perdido no TDC-SP22/07/2015 – Trilha de testes [Intro – parte 1 de 3]

Deixe um comentário

