Qa X Dev?

Olá!

Eu tenho observado que a grande maioria do pessoal já entendeu que essa história de Qa x Dev é uma grande perda de tempo, quando eu comecei a ler sobre essa briga entre áreas, e olhava aqui na Iterative e pensava “Nossa, dei muita sorte, o pessoal aqui não tem essa briga!”, e depois fui vendo com pessoas de outras empresas que essa ideia já está bem firme no mercado, mas ainda existem casos aonde essa rixa existe, agora imagina se você que está começando agora acaba entrando numa dessas empresas, você pode acabar entendendo tudo errado, e o maior prejudicado será você, que vai ter dificuldade em se adaptar em uma empresa melhor no futuro ou pior ainda…desistir da área (eu mesmo provavelmente teria desistido se tivesse que participar de uma guerra com meus colegas).

Vamos pensar em motivos para que essa briga exista:

Não consigo pensar em nenhum motivo que seja válido, a não ser claro insegurança das pessoas em quanto a perder seu emprego, ou o pessoal achar que existe um problema pessoal “ele manda o negócio todo bugado pra aumentar meu trabalho” ou “ele só acha bug pra aumentar meu trabalho”… sério, não consigo imaginar alguma utilidade/motivo real para essa rixa.

Vamos usar a lógica, Qa e Dev fazem parte de uma mesma equipe, com o mesmo objetivo: Entregar o software que o cliente quer e precisa com a melhor qualidade possível. ou seja as ações de ambos devem levar para o mesmo objetivo, o desenvolvedor não vai colocar bugs de propósito (até por que ele que vai ter que resolver depois), e o analista de Qa não vai “procurar mais” só por que foi você que fez a aplicação, caso você realmente acredite que isso está acontecendo, converse com o colega com o qual você está tendo o problema, se um problema realmente existir conversem para que isso não interfira com o serviço dos dois.

Se por um acaso você cair em uma empresa que tenha essa cultura de briga entre as equipes, você tem algumas opções que posso sugerir:

  • Corre, sério… não é a melhor opção, mas é valida.
  • Faça amor, não faça guerra, mostre para o pessoal que não existe essa necessidade de brigas, apresente as vantagens de uma equipe unida, a produtividade aumenta, fica todo mundo mais relaxado por trabalhar com amigos.
  • Mostre que é menos estressante trabalhar sabendo que o seu colega não está querendo prejudicar o seu trabalho, mas sim querendo ajudar.
  • Transforme a competição em uma brincadeira, existe o conceito de “Gamificação”, que cria objetivos diversos, fazendo a rotina lembrar um jogo (e seres humanos costumam ser competitivos), então tente montar times de Qas e Devs unidos, deixando claro que eles tem o mesmo objetivo (Por exemplo, se o QA achae aponta um bug, e o desenvolvedor consegue replicar e solucionar o bug sem precisar pedir explicações para o Qa, a equipe ganha um ponto), cria “jogos” onde o pessoal fique motivado a melhorar, mas não com medo de perder (com premiações para os melhores, mas sem punição para aqueles que não foram bem)..e pode até mesmo dar uns achievments “Passou 1 projeto sem ter discussões com a de Devs/Qa” e aí ganha o título de “da paz”, e se passar 15 projetos ganha o titulo de “pacificador”… coisas assim (quem nunca ficou se matando em um joguinho por causa dessas coisas), se tornar a “briga real” em uma brincadeira, aos poucos tudo vai mudar.

Bem, espero que você não esteja num lugar onde precise dessas dicas..mas se tiver espero que ajude 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s