[Evento] Scrum com PIzza – O que Rolou?

Olá!

No dia 17/10/15 tivemos o e vento “Scrum com Pizza”, que teve o apoio do Qualidade de Software, e eu tive a oportunidade de participar…até por que a soma “Comida + Aprendizado” não é uma que eu perderia rs.

Pra quem não conhece, Scrum é uma metodologia ágil que tem ficado bem popular nesses últimos anos, e o Abu que já é bem conhecido na área e bem experiente na utilização da metodologia demonstra ela de uma forma bem prática para aqueles que se interessarem…ao invés de explicar a metodologia, eu vou explicar um pouco da experiência com vocês, mas só para vocês entenderem a metodologia, vou resumi-la de uma forma bem rasa.

O time se reúne divide o projeto em Sprints, as sprints são metas pequenas dentro do projeto, então a equipe decide um prazo curto para a entrega da sprint e quais partes do projeto serão entregues na data estipulada, existem reuniões diárias aonde o pessoal comenta o que fez, o que está ajudando e atrapalhando durante a execução da sprint.

No final da sprint, existe uma reunião para verificar como tudo ocorreu, e como melhorar na próxima sprint, além de definir as metas da próxima sprint…. e esse processo se repete até a entrega da última sprint, que é a conclusão do projeto…

Bem….esse é o resumo mais tosco que consegui fazer (espero que nenhum especialista queira me bater depois disso rs).

Agora sobre o Scrum com pizza:

Objetivo do Scrum com PIzza: Comer Pizza! (Sim, o Abu falou isso…e eu concordei plenamente).

O Scrum: Foi a forma de trabalho utilizada para concluir o objetivo.

O material disponível: Foi entregue todo o material necessário, com algumas limitações, como por exemplo, uma faquinha simples para cortar os ingredientes. (Você precisa se adaptar com as condições/opções).

As equipes: Eram formadas por 1 Project Owner, 1 Scrum Master e X colaboradores.

As Sprints: Foram montadas sprints de meia hora, sendo que no final de cada uma existia uma reunião geral sobre o que aconteceu durante a sprint.

1ª Sprint – Limpar tudo e fazer a massa

2ª Sprint – Pizza para comer!

3ª Sprint – Pizza para comer!

4ª Sprint – Pizza para comer!

5ª Sprint – Pizza para comer!

6ª Sprint – Limpar tudo.

Como Rolou: Foram montadas algumas equipes, cada uma iria pedir 4 pizzas para a outra equipe, e montar as pizzas pedidas durante as sprints.  Eu estava na equipe “Quero A Pizza”, e nós seguimos o processo proposto da melhor forma possível, na primeira sprint tivemos um “gargalo” pois todas as equipes precisavam lavar a louça, e só tinha uma pia, algumas equipes foram mais prejudicadas que as outras, sem contar que nessa sprint preparamos a massa para o projeto inteiro, e montamos o primeiro disco (para uma pizza de muzarela), como era a primeira vez, foi um pouco mais complicado, mas conseguimos cumprir a meta e levamos a pizza para o deploy (funcionário do restaurante que estavam cuidando do forno) e entregamos a pizza em menos de meia hora (mais rápido que a pizzaria aqui do bairro rs)… Mas ocorreram alguns bugs… como não colocamos muita farinha na forma, a pizza acabou desmontando e alguns pedaços ficaram com buracos, algumas outras equipes botaram muito molho e acabou transbordando…. mas a maioria teve PIzza para comer!

Na segunda sprint recebemos novas intruções do deploy, a massa serialevada uma vez para o deploy para ser pré-assada, depois a equipe iria rechear a pizza, e aí sim ela iria para o deploy efetivamente, tivemos uma melhora em todas as equipes depois do feedback dos especialistas, as equipes acertaram mais a quantidade de farinha e recheio, tivemos equipes que até receberam elogios durante o deploy (não queria nem comentar que a equipe “Quero A Pizza” foi uma delas), uma coisa interessante foi que o gargalo mudou de lugar, antes estava na louça…agora estava no deploy…

Na terceira sprint já estavamos todos mais experientes, então tudo aconteceu de uma forma mais natural, cada um já sabia o que fazer, não precisamos de uma divisão de tarefas, e assim que terminávamos uma tarefa, já começávamos a ajudar o colega da equipe, até adiantamos uma parte da sprint seguinte….algumas equipes adiantaram até demais, estavam chegando mais pizzas que conseguíamos comer, e houve desperdício (quer dizer…o pessoal levou pra casa, mas você entendeu)

Quarta e quinta sprint não foram muito diferentes da terceira, o interessante é que sobrava mais tempo no final de cada sprint, e o pessoal começou a trocar experiências… como por exemplo “O que fazer quando tenho tempo livre no seviço?”

Na sexta sprint o pessoal estava mais comendo do que trabalhando rs, mas todos ajudaram a organizar o local e lavar a louça…depois disso tivemos mais uma conversa geral, nos apresentamos, tiramos foto,  pegamos pizza pra levar pra casa….e cada um seguiu seu caminho com uma nova experiência na bagagem.

Agora alguns pontos interessantes que foram apontados pelo Abu, e que eu percebi que se provaram verdade durante o evento:

  • Com  um objetivo claro, autonomia e desafio, tivemos uma equipe motivada, ninguém precisava mandar ninguém fazer nada, todos iam atrás de alguma forma de ajudar a completar o objetivo.
  • O Scrum gera um desenvolvimento durante as metas, uma melhoria contínua tanto individual como para o time, vejam que depois de poucas sprints já estávamos todos bem melhores do que quando começamos.
  • O Scrum tem como objetivo entregar com qualidade e valor, o ser ágil é uma consequência do método, e não seu objetivo.
  • O especialista agrega muito para o time… se ele não for o responsável por TUDO, por exemplo o pessoal da pizzaria não estavam lá apenas para botar a pizza no forno, eles davam sugestões e acompanhavam o nosso desenvolvimento, ao compartilhar o conhecimento deles, eles fizeram com que a equipe ficasse independente deles, ao invés de todos terem que parar eles a cada momento (o que gera um gargalo).
  • Scrum é uma mentalidade da empresa, não de pequenas células da empresa.
  • Todo mundo faz de tudo, mesmo que tenhamos nossas especialidade nós somos todos responsáveis pelo produto, quem codifica também testa, e quem testa vai ajudar a codificar… isso tira um pouco daquilo de “Ah..vou entregar assim mesmo, depois alguém arruma”, por que afinal esse “alguém” vai ser você rs.
  • Agilidade é diferente de negligência. 
  • Agilidade é diferente de negligência. (acho que vale a pena repetir isso).
  • Nós somos a agilidade,  não o Scrum… o tempo que nós demoramos para agir define a Agilidade 🙂

Claro que muitas outras coisas foram compartilhadas conosco, esse é só um resumo bem simples do evento.

Se tiverem a oportunidade, participem de um com Scrum com Pizza (O Abu leva esse treinamento para empresas….não sei como funciona, mas entrem em contato com ele se for o caso)

Qualquer dúvida é só falarem comigo que eu tento ajudar 🙂

Ps. Ainda estou tendo problemas com minha internet, fechei contrato com a prestadora de serviços, só pra descobrir que a concorrente está sem ponto disponível no prédio….vou demorar um tempo pra regularizar essa história.

Na esquerda - Eduardo Freitas do qualidadedesoftware.com.br que tem me dado muito apoio com o perdido no teste (obrigado) Gordo da direita - Eu
Na esquerda – Eduardo Freitas do qualidadedesoftware.com.br que tem me dado muito apoio com o perdido no teste (obrigado)
Gordo da direita – Eu
Toda a equipe que participou no dia!
Toda a equipe que participou no dia!
Anúncios

2 comentários sobre “[Evento] Scrum com PIzza – O que Rolou?

    1. Na internet existem diversos sites que dão dicas para manter o scrum, apontam alguns pontos positivos e negativos da metodologia.
      Mas acredito que com a equipe empenhada tudo irá ocorrer de uma forma muito natural, assim como foi no dia!
      Sucesso aí Joyce 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s