[Evento] Testadores 2015 – Segunda edição. O que rolou? [Parte 1/2]

Olá!

Desculpem mais uma vez o tempo sem postar… estou tentando me adaptar com muitas coisas recentemente, sei que é chato essa ausência de posts e tantos pedidos de desculpa… =/

Mas vamos ao post.

Como dito anteriormente, no dia 07/11/2015 ocorreu o Testadores segunda edição, e eu tive a oportunidade de participar, o evento rolou na Locaweb aqui de são paulo, tivemos diversas palestras, uma mesa redonda, conhecemos o local, e fomos bem alimentados rs

Primeira boa notícia, todas as palestras foram filmadas e estão nesse link, ou seja vocês podem assistir as palestras \o/, só fazer um cadastro grátis no site,  eu aconselho a assistirem todas, o nível de conhecimento de todos os palestrantes estava muito bom, e teve um equilíbrio bem legal de palestras técnicas e outras nem tanto.

Mais alguns pontos que gostaria de ressaltar aqui, já mencionei o quanto eu gosto da comunidade de testers? Sério,  a receptividade e vontade de ajudar do pessoal sempre me surpreende, e a comunidade é um grande incentivo para eu manter o blog e querer aprender cada vez mais, o pessoal tem uma vida corrida, mas já pentelhei muita gente por e-mail/face com dúvidas e eles sempre ajudam a pelo menos achar um caminho para procurar respostas,no dia do evento o próprio Robson Agapito (responsável pelo evento e pelo site Testadores) bateu um papo comigo e me tirou várias dúvidas que estavam me atormentando sobre minha rotina e sobre o foco que eu tenho que ter…. se eu fosse comentar de cada um que tem me ajudado o post ia ficar consideravelmente maior… então queria agradecer a comunidade como um todo!

 

Ainda não decidi sobre quais palestras vou falar, mas vamos com a primeira palestra do dia “Mind Maps aplicados ao Teste de Software, com José Correia“. Foi uma daquelas palestras que podem ajudar um QA e muita gente, claro que ele ensinou sobre a ferramenta em si, e depois explicou como utiliza-la para nos ajudar no cotidiano, seja para organizar o tempo, ou seja até mesmo como plano de testes! Pois é, essa ferramenta pode ser utilizada como plano de testes!

Resumindo bastante, é uma ferramenta que estimula os dois lados do cérebro, então utilizando tanto o lado emocional quanto o racional, a probabilidade de decorar/entender/visualizar um processo se torna muito mais fácil.

Screenshot_2
Um mind map que montei em menos de 5 minutos. Pra me ajudar no foco da automação.

Como vocês podem ver é uma coisa bem simples, eu utilizei uma ferramenta gratuita chamada FreeMind que o Jose Correia indicou, não fucei muito nela, mas dá pra fazer uma coisa mais organizada e colorida para facilitar o entendimento do mapa. Esse exemplo que mostrei é um caso simples de organização, mas como eu disse lá em cima, ele pode ser usado para um plano de testes, você pode criar ramos para uma página, funções, e ir marcando qual você já testou… é uma ferramenta bem prática, aconselho que assistam a palestra para entenderem melhor sobre todo o processo 🙂

Só quis dar uma resumida pois é algo que estou começando a aplicar na minha vida, ainda tenho muita coisa pra organizar mas tá ajudando 🙂

—-

Atualização

—-

Comecei a usar o mind map tanto nas plannings e reuniões de revisão de sprint, facilitou muito o entendimento pra mim.

Vou criando os pontos discutidos e possíveis soluções ou caminhos a serem testados, tudo bem marcado com ícones lembrando a criticidade de cada item 🙂

Abraços e até o próximo posts!

 

Deixe um comentário

