Metas 2016! Mentoria em QA

Olá!

Primeiro post do ano, então gostaria de desejar um feliz ano novo para todos!!!!

E queria começar os posts do ano com uma boa notícia, e assim será feito!

Vamos começar a história com um tópico que está rolando lá no Agile Testers, o Elias Nogueira, lançou uma proposta bem legal que foi o “Quais minhas metas para 2016 como testador”, resumindo, você traça algumas metas para o ano, pede ajuda para um amigo ou mentor te ajudar a alcança-las (mais como motivacional, lembrando do teu compromisso …essas coisas).

Eu achei bem legal a ideia,e decidi aderir…  até por que estou cheio de metas para o ano (e acabei me perdendo e me atrapalhando com elas) e estou com um problema muito grande motivacional (não só para testes…mas enfim), então já pensei em algumas metas e fui pedir para o Walmyr ser meu mentor, e foi umas daquelas decisões que deram mais certo do que o esperado.

O Walmyr, apesar da correria que tá vivendo, topou ser meu mentor, e além disso já participa de um esquema de mentor/mentorado, e simplesmente apresentou várias ideias muito legais! Em um bate papo rápido pegamos minhas metas genéricas e demos um caminho mais direcionado e simples, ao invés de ser “Metas para 2016” serão metas trimestrais, e alguns outros detalhes… antes de continuar a explicação, vou colocar a planilha e explicar um pouco o por que de cada meta:

metas

Como vocês podem ver, é uma planilha bem simples no docs, com poucas metas (para não me perder), um espaço para comentarmos, e uma planilha para acompanharmos.

As metas 1 e 2 são de estudo, com o acordo de apenas uma hora por semana para cada (para ir se acostumando com as metas), apesar de eu precisar estudar muita coisa ainda, esses dois itens fazem parte do meu dia-a-dia e são mais urgentes (por assim dizer), o tempo de estudo semanal será aumentado com o passar do tempo

A meta 3 é uma boa novidade para todos (ou não rs), a falta de posts no blog tem me incomodado bastante, como me atrapalhei nos estudos…também fiquei meio perdido (perdão pelo trocadilho com o nome do blog) no que postar, além de vários outros problemas… mas colocando como meta (e tendo um estudo mais focado) acredito que fique mais simples de conseguir manter essa frequência, tá certo que é menos do que eu costumava a postar no começo, mas bem melhor do que a ausência de posts que estava tendo né? 🙂 Inclusive, nessa meta eu peço a ajuda de vocês, caso eu não cumpra o prazo de duas semanas, podem reclamar comigo e mandar uns #ShameOnYou pra mim  aqui nos comentários ou no twitter (já explico isso também)

A palestra 4 é uma meta pessoal, fazer uma apresentação em público é uma grande barreira pra mim (apesar de fazer teatro….teatro é texto decorado, personagem….muito diferente de apresentar um tema, ter confiança e ser você mesmo na frente de muitas pessoas), mas apesar de ser uma barreira, também é uma vontade muito grande… então essa meta vai puxar as outras metas também, afinal tenho q estudar mais pra ter mais confiança no assunto, e ter algo de relevante para falar…. então essa é uma meta com um prazo um pouco maior do que o trimestre…mas tem uma importância muito grande 🙂

Logo abaixo das metas nós temos uma planilha com “Semanas” e “Metas”, vou ter alguns talks com o Walmyr onde vamos conversar sobre o cumprimento das metas, resumindo:

Se eu cumprir a meta eu ganho um “bom garoto” na planilha

Se eu cumprir em partes eu recebo o “mais ou menos, mais ou menos”

E se eu falhar….bem #ShameOnMe, entenderam agora por que pedi a ajuda de vocês?

 

Bem era basicamente isso que gostaria de compartilhar com vocês, e que tal se todos irmos lá no Agile Testers e definir nossas metas?

 

Um comentário sobre “Metas 2016! Mentoria em QA

Deixe um comentário

