A ilusão do “Tá tranquilo, Tá favorável!”

 

Olá!

Pessoal, estou sem computador em casa, quer dizer…tem o da minha mãe, mas é muito desconfortável escrever nele , por isso não estou postando com a frequência esperada, tem um post agendado para o final do mês, e decidi passar aqui só pra fazer um post bem simples 🙂

Esse post é mais pra dar uma reforçada para tomarmos cuidado com aquela ilusão de que determinada função vai passar sem nenhum erro….

Vamos lá, antigamente eu testava apps diferentes com certa frequência, as vezes até repetia os testes em uma aplicação ou outra, mas no geral raramente ficava testando a mesma aplicação direto.

De um tempo pra cá estou dentro de apenas um projeto, e tenho percebido como algumas armadilhas vão se criando com o tempo, o fato de começarmos a conhecer o projeto vai nos dando uma falsa impressão de tranquilidade, prestamos menos atenção em alguns detalhes, principalmente quando não mexem em uma função dentro da aplicação. Vejam alguns exemplos para se atentar:

 

  • Nome + TAB + Sobrenome + TAB…– O cenário em questão é aquela tela que nós preenchemos um formulário constantemente, como criar usuário, perfil entre outras coisas. Depois de preencher aquela página tantas vezes você começa a atuar no automático, nem repara no que está fazendo, mas sabe quantos campos tem na tela, quantos TABS e ENTERS tem que apertar para chegar no final do processo e então validar aquela nova mensagem de sucesso que foi adicionada na página.

Nisso você nem repara se teve algum campo obrigatório que não estava como obrigatório, ou algum texto sem tradução… É um teste que pode ser substituído facilmente por um teste automatizado, mas caso não seja… Não sai apertando loucamente, pare e repare em detalhes da página.

  • Nessa sprint ninguém mexeu na função X, eu que não vou mexer também – Um clássico, “se ninguém alterou a tela de “cadastro”, por que que vou testar lá?”

Mais uma vez, são cenários que podem ser atendidos em testes automatizados, e eu sei perfeitamente que não é sempre que você vai conseguir fazer um regressivo completo (Ainda mais dependendo do tamanho do projeto X tempo da sprint), mas não ache que só por que não mexeram em uma aplicação ela vai continuar funcionando…. pode ser que sim, mas pode ser que não, fique sempre com essa dúvida (Por algum acaso do destino sempre parece que alguma coisa vai falhar nessas horas)

  • Cenários prontos! Finalmente – Bem parecido com o de cima, mas é um pouco mais profundo que ele… algumas aplicações requerem um trabalho muito grande para criar os cenários que atendam os testes necessários, por exemplo a aplicação que você está testando tem mais de 25 tipos de empresas diferentes, cada empresa com 5 cenários”obrigatórios”… você vai criando os cenários aos pouco, com o passar do tempo você completa todos os cenários… e pronto, nunca mais cria uma empresa pra gerar cenário! Fim!

NÃO! Crie novas empresas sempre que possível, repita o processo básico, crie novamente um cenário existente se for o caso, o cliente não vai conhecer a aplicação com o cenário já pronto…aconselho a criar um novo cenário pelo menos sempre que tiver algum deploy (Ou deixa os testes automatizados resolverem isso)

  • O Dev testou – Então nem precisa né?

Precisa, não tenho nem o que explicar direito aqui…. mas resumindo, tua visão é diferente da dele…. A não ser que seja um cenário que você ainda não consegue testar  por conhecimentos técnicos (requer acessar banco de dados, ou ver detalhe do código), teste de novo, e dependendo do cenários teste junto com o dev.

  • O teste automatizado dessa função está pronto – Pois é, falei várias vezes que o teste automatizado garante esses cenários que você pode “vacilar”, mas aí vem um detalhe…. teste automatizado não faz tudo, ele dá uma segurança maior, mas faça os testes que ele cobre de vez em quando, para garantir que o teste não viciou ou está falhando.

Resumindo, não tem nenhuma fórmula mágica para saber quais cenários testar em cada momento, vai muito do felling e do teu planejamento…entre vários fatores.

Tome cuidado pra não cair na zona de conforto do teste tranquilo e favorável :p

 

(Desculpem a qualidade do post, foi só pra vocês não ficarem com muita saudade, o HD encomendado para meu note deve chegar em breve)

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “A ilusão do “Tá tranquilo, Tá favorável!”

  1. Seu artigo comentou um ponto importante, podemos ser facilmente iludidos com as verificações automatizadas que n reportaram qualquer problema, podemos estar caminhando felizes sobre um vulcão adormecido, que possivelmente irá despertar mais tarde, infelizmente no cliente!
    Bom artigo, Diego!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s