Sorria, o bug está sendo filmado!

Olá!
Pessoal, hoje vim trazer um post um pouco diferente, gostaria de apresentar um plugin do Chrome que tem me ajudado bastante (até para testes em outros navegadores)

 

UPDATE NO POST:
O plugin mudou de nome e aparência, vou manter o novo link AQUI, posteriormente arrumo o post.
O layout da ferramenta é basicamente o mesmo, com outras cores.

/UPDATE

A ferramenta é o OPENTEST, o post de hoje vai ter um texto explicativo, mas também terá um vídeo demonstrando a ferramenta na prática =]

Por que eu iria baixar esse plugin?

Para coletar evidências de uma forma diferente,  detalhando o cenário enquanto exibe ele sem pular nenhum passo 🙂
Ou até para fazer um tutorial para aquele parente que não entende nada de computador.

Devo ler o post ou assistir o vídeo?

No post eu sou bem detalhista, afinal me sinto mais confortável escrevendo do que filmando.
Mas o vídeo foi filmado com o plugin e tem 10 minutos onde eu explico por cima a ferramenta, e acabo dando alguns exemplos práticos. (Qualidade de áudio e cam : ruins)

Então escolha aquele que mais lhe agradar…. ou escolhe o vídeo já que é um formato diferente do normal rs.

 

Esse plugin tem uma função simples, ele pode filmar o que está acontecendo na sua tela, e você escolhe o quanto ele mostra 🙂

Vídeo demonstrativo:

(detalhe, eu não assisti depois de pronto, por que sei que se eu assistisse eu iria deletar na primeira gaguejada rs)

https://www.opentest.co/share/2ba77be0d83d11e6a7cb6f2926412bab
Vídeo explicativo

 

Post escrito:
O primeiro ponto é baixar o plugin pela loja do Chrome (ou por esse link) e permitir que ele use a câmera e o microfone (Vocês podem configurar isso depois) e pronto, o plugin estará liberado para vocês =]

post1
Plugin instalado

Ao clicar no plugin serão exibidas algumas opções para você selecionar o tipo de gravação que deseja fazer, segue a imagem com legenda.

post2.png
1 – Imagem da webcam / 2 – Tipo de captura  / 3- Microfone utilizado / 4 – Câmera utilizada

1- Aqui exibe o que está sendo mostrado na sua webcam (no meu caso um post-it), durante a filmagem também exibe atalhos para outras funções.

2- Aqui você pode escolher o que você deseja capturar, são três opções diferentes.

  • A primeira permite filmar o desktop, ou seja, você pode filmar o que acontece em outros navegadores ou ferramentas.
  • A segunda filma o que está acontecendo na janela em questão (ou aba), então você pode fazer a filmagem sem se preocupar com mensagens subindo na tela que não sejam relacionadas ao teste
  • A terceira é filmar o rosto, útil para gerar um vídeo com link rápido.

3 e 4- O microfone e cam não tem muito segredo, você pode habilitar ou desabilitar os dispositivos, ou caso tenha mais de um, selecionar o que será utilizado

 

Depois é só iniciar a filmagem (e esperar alguns segundos pra evitar começar o vídeo cortado)

post3.png
5 – Configuração de cam  /  6 – Cancelar filmagem  /  7 – Encerrar vídeo / 8- Pausar vídeo e timer

5 – Mais uma vez, aqui você pode alterar a cam que está sendo utilizada, ou simplesmente cortar a exibição dela.

6 – Cancela a filmagem sem gerar registro

7 – Conclui a filmagem, você será direcionado para a tela com o vídeo disponível.

8 – Pausa a filmagem. E um pouco abaixo dele mostra o tempo limite do vídeo (explico mais pra frente)

post4.png
Sem muitos segredos nessa tela

Essa é a tela onde o vídeo aparece pronto, sem mistério nenhum, você consegue adicionar comentários e pegar os links para compartilhar o vídeo com os Devs.

Basicamente é isso, agora um pouco sobre outros detalhes 🙂

Limitações e funções extras

O plugin não está finalizado, nem todas as features estão liberadas, e algumas são liberadas após você fazer indicações (Que nem eu estou fazendo aqui), você tem seu link de “Referral“, para cada pessoa que baixar o plugin e utilizar o mesmo você irá ganhar um “bônus”, ou seja, divulguem o seus links e não o meu rs.

  1.  Com um “Referral” você ganha acesso ilimitado aos seus vídeos (Não cheguei a pegar essa limitação por quê fiz uma indicação bem rápido, mas aparentemente você não consegue assistir seus vídeos por um período de tempo)
  2. Com dois “Referral”  você pode fazer vídeos sem limite de tempo, o tempo default é de 5 minutos, ele atende bem a necessidade para bug reports, mas por exemplo para o vídeo tutorial eu precisei habilitar esse item.
  3. Com três “Referral” você ganha 15 Dólares para gastar em features do plugin (nenhuma disponível no momento)
  4. A partir do quarto “Referral” você ganha 5 Dólares para gastar em features do plugin (nenhuma disponível no momento) até o limite de 50 Dólares.

Acredito que com o primeiro bônus o plugin já atenda bem maior parte do pessoal, não sei como vai ser quando liberarem as features novas, mas eles já garantiram que o que é gratuito continuará sendo.

Suporte?

Sim, eles dão suporte. E é bem interessante, ele é dado via chat! Quando precisei de ajuda para configurar o plugin eles me mandaram um vídeo usando o plugin e mostrando aonde configurar… é um tratamento que da sensação de “exclusivo” por que a pessoa parou para fazer o vídeo, e ela fala seu nome…. gostei muito rs.

Eles também tem um espaço para bug reports e sugestões 🙂

Lembrando que o suporte é apenas em inglês.

 

Vantagens X MTM

Particularmente não gosto do MTM (microsoft test manager), pois apesar dele filmar a tela, ele cria uma barra com os steps do test, mudando o que estaria sendo exibido de verdade, sem contar que ele não pode gravar o áudio, que eu descobri ser bem útil para ir explicando o teste. E claro…é FREE, você pode gerar o vídeo, mandar via e-mail, trello… o que for mais vantajoso.

 

Considerações finais

Estou utilizando a pouco tempo, mas tem facilitado muito minha vida. Eu continuo fazendo os reports como sempre fiz, mesmo detalhamento de imagens e texto, mas em alguns casos tenho utilizado o plugin como suporte para demonstrar o fluxo completo para evitar dúvidas lá na frente.
Como outras features vão entrar depois, acho que vale a pena acompanhar e ver se melhora com o passar  do tempo, ou se pelo menos a qualidade não cai.

 

Espero que o plugin seja útil para vocês 😉

Qualquer dúvida é só falar comigo também que tento ajudar.

 

 

 

 

 

 

 

https://www.opentest.co/share/97f4a570d77f11e68531cf81a6426bba

Deixe um comentário

