Soft-Skill, do que isso importa?

Olá!

Gostaria de falar com vocês sobre soft-skills… esse é um post que pode ser interessante mesmo para quem não é da área de testes, mesmo que eu vou dar uma focada em testes em algumas partes 🙂

Primeiramente,

“O que são Soft-Skills ?”

São habilidades relacionadas a personalidade da pessoa, ou seja não são habilidades técnicas. Mas elas interferem diretamente no seu desenvolvimento como profissional, tanto quanto as outras skills.

“Poderia ser mais específico?”

Vamos trabalhar com exemplos, acho que fica mais fácil de explicar, imagine dois profissionais de qualquer área profissional, ambos com o MESMO conhecimento técnico, mesma faculdade, mesmos diplomas, a qualidade do conhecimento dos dois é idêntica, não muda nem ao menos uma vírgula.

Se você tivesse que contratar o serviço de um deles, e ambos oferecessem o mesmo preço, qual você contrataria? E em que você basearia sua decisão? Arrisco dizer que contrataria aquele que fosse mais simpático, ou que conseguisse apresentar melhor suas características, ou aquele que parecesse mais interessado em fazer o serviço… bem, você se basearia nas Soft-Skills dele. Na verdade, existe a chance de você contratar o serviço de um profissional um pouco menos qualificado baseado nessas skills dele, ou vai dizer que você nunca voltou naquele restaurante, salão de beleza ou loja por que o atendimento era sensacional? Nem se preocupando tanto com preço ou qualidade.

“Eita! Que sacanagem…Eu não tenho essas Soft-skills.”

Eu já ouvi algumas vezes essa reclamação, pessoas dizendo que tem dificuldade em conversar, apresentar suas qualidades técnicas, mas isso faz parte da sua personalidade e dificulta muito na hora de conseguir um emprego, sempre perde a vaga para alguma outra pessoa mais simpática, e não conseguem mudar isso…afinal é personalidade e não algo que pode ser adquirido. E já ouvi isso de pessoas que são ótimos profissionais em sua área de atuação, mas as vezes passam meses/anos desempregados….

Talvez pelo fato das Soft-skills parecem intangíveis cria-se uma confusão ao achar que não é algo que se possa ser desenvolvido, o que não é verdade, claro que é muito mais fácil você já ser uma daquelas pessoas desinibidas, esforçadas  e detalhistas por natureza… mas o único que te impede de se tonar uma pessoa assim, é você mesmo.

Claro que você não vai ler uns dois livros e se transformar na pessoa mais simpática e agradável do mundo, normalmente são pequenas atitudes no dia-a-dia que são aplicadas de forma diferente, e que com o tempo vão se tornando naturais. A questão é botar a cara a tapa e mudar suas atitudes aos poucos, e o tempo resolve o resto.

Vou dar um exemplo pessoal,(correndo o risco de o post poder ir parar num blog de auto-ajuda rs) eu sempre fui o nerd da sala, o cara que curtia pokemon mesmo com todo mundo já tendo passado dessa época, levei quatro anos na mesma sala para começar a falar “oi” para as meninas da sala, e mesmo assim era de longe, mas aos poucos fui percebendo a necessidade de me comunicar melhor, e aos poucos fui tentando, nem sempre conseguindo… mas continuei tentando… hoje em dia eu sou aquele tipo de pessoa que saí falando com todo mundo, cumprimento cada pessoa que encontro no dia, até dou aulas e palestras as vezes (assuntos não voltados ao mundo de testes), foi algo que levou anos para mudar, um “oi” por vez, e não pude desistir….da mesma forma que estudar não é exatamente um hobby mas se tornou um costume assim que comecei a pesquisar sobre a área de testes

Também tenho um amigo que têm essa dificuldade de comunicação, e está mudando aos poucos…ele tem 26 anos, e está avançando muito bem nesse aspecto, ou seja a idade não é um limitante, nem uma desculpa 😉

Acho interessante ressaltar que “boa comunicação” não é a única Soft-skill, estou usando ela como exemplo pelo fato de ela ser bem marcante para mim.

Algumas Soft-skills e como elas pode me ajudar na área de testes:

  • Boa comunicação: Saber apresentar e explicar um bug, e tomando o cuidado de não ofender por acidente o desenvolvedor ou o seu trabalho.
  • Detalhismo: Reparar e se adentar aos detalhe é essencial na hora de apresentar o bug, ou de perceber ele.
  • Vontade de aprender: Permite que você não fique estacionado enquanto a área se desenvolve.
  • Conhecimento do idioma: Imagine um relatório de bugs ou testes sendo encaminhado para o cliente com vários erros de ortografia, isso não é positivo para sua imagem como profissional ou para a empresa em que você trabalha.
  • Curiosidade: Dizem que ela matou o gato, mas você não é um gato… A curiosidade te ajuda a descobrir formas de utilizar o software de um jeito que a equipe de Devs não pensou, mas talvez um usuário pense, sem contar que pessoas curiosas costumam aprender sobre muitos assuntos diferentes, então pode ser que esses conhecimentos variados ajudem com alguns softwares específicos.
  • Pensar lateralmente: Pensar fora da caixa pode ajudar e muito na hora de encontrar soluções.
  • Ser educado: Não consegui encontrar um termo melhor, mas o que eu quero dizer é tratar todo mundo bem, respeitar cada um que trabalha com você. Você nunca sabe quando vai entrar em um projeto com aquele colega, e vai ficar mais fácil se vocês já tiverem uma certa comunicação, melhor ainda se essa comunicação for positiva. (Na verdade, seja educado e trate todo mundo bem por que isso é bom mesmo…eu só tentei arranjar uma desculpa técnica para isso).

Mas em um aspecto geral, pelo menos ao meu ver… caso você seja uma pessoa que sempre dá o seu melhor e procura estar sempre melhorando, isso tudo se torna natural 🙂

Mas e a opinião de vocês? Quais Soft-skills são importantes e por que? Vocês acham elas importantes? Tem alguma história de como elas te ajudaram ou ajudam?

Um comentário sobre “Soft-Skill, do que isso importa?

Deixe um comentário